Segundo estudos, Brasil está entre os países com menor automação em suas linhas de produções.
Otimizar processos e reduzir custos é o motivo principal que leva as indústrias brasileiras a investirem em tecnologias digitais. É bom, já que isso costuma levar a um aumento da produtividade – que vem a ser um dos maiores gaps das nossas companhias.Mas o que vem sendo feito ainda está muito longe do ideal, a maior parte dos esforços feitos pela indústria no Brasil está na fase dos processos industriais. Enquanto isso, países como Alemanha e Estados Unidos já estão há algum tempo apostando na inovação para tornar as suas operações mais flexíveis, entender melhor os seus consumidores e criar interações inteligentes entre usuários e máquinas.
O uso de tecnologias digitais na indústria brasileira é pouco difundido e como resultado há queda constante da competitividade da indústria brasileira, o investimento em inovação e na incorporação da digitalização se torna cada vez mais essencial.
O caminho é avançar rumo a uma nova lógica de produção, que prevê a integração digital das diferentes etapas da cadeia de valor dos produtos industriais, desde o desenvolvimento até o uso, e que envolve a criação de novos modelos de negócio, produtos e serviços a eles atrelados é possível ter uma linha de produção mais flexível e eficiente e fazer produtos diferentes.