Robótica na Fabricação e Processamento de Alimentos

Robótica na Fabricação e Processamento de Alimentos

set 26, 2023

Robôs industriais e colaborativos na indústria de alimentos estão cada vez mais sendo implantados em aplicações de processamento primário e de processamento secundário. A automação robótica permeou uma gama incrivelmente diversificada de indústrias em todo o mundo – a indústria de processamento de alimentos é uma das fronteiras finais da automação robótica.

Os robôs industriais e colaborativos estão por todos os lados da fábrica. Desde a descarga da matéria-prima (robôs industriais de médio porte), ao longo da produção fazendo transferência de linhas e manipulação (robôs industriais e colaborativos) e finalizando com a paletização do produto final dentro de suas respectivas embalagens.

Inovações em tecnologia robótica que possibilitam aplicações automatizadas de processamento de alimentos em grandes volumes tradicionalmente representa muitos problemas para as empresas, pois precisam de grandes quantidades de mão de obra que por muitas vezes precisam ser qualificadas. E é exatamente aí que os robôs entram em cena. Uma vez programados para executarem determinadas funções, farão isso ininterruptamente, sem erros. Por muitas vezes, um robô executa diversas funções complexas simultaneamente, que para uma pessoa seria humanamente impossível.

Um dos avanços mais importantes na tecnologia robótica para processamento de alimentos foi a introdução de robôs mais tecnológicos, com altas velocidades e precisão. Hoje existem robôs que já são muito utilizados para manipulação de alimentos, os chamados robôs “aranha” (robô DELTA). Numa indústria alimentícia, o Delta é capaz, por exemplo, de diferenciar, por meio de cores de embalagens ou do próprio produto, sabores de biscoitos, ainda que todos tenham o mesmo formato. Assim, é dispensada a necessidade de uma esteira transportadora para cada tipo de alimento.

Seja doce ou salgado, o robô reconhecerá o biscoito e o colocará exatamente na posição correta em sua embalagem, com precisão milimétrica. Todos os biscoitos serão divididos nas caixas específicas sem qualquer falha ou risco de contaminação. Isso é possível graças ao sistema automatizado de visão que detecta o produto na esteira, garantindo a otimização de todo o processo.

Aplicações de automação robótica em processamento de alimentos

Com custos menores, é possível aumentar a margem de lucro dentro de uma empresa alimentícia. E essa vantagem não ocorre apenas pela maior eficácia e agilidade na linha de produção, mas também pela minimização de riscos com questões de saúde e processos trabalhistas, entre outros.

No processamento primário e secundário de alimentos, a automação robótica pode ser implantada com eficácia de muitas maneiras diferentes. Algumas aplicações comuns e emergentes incluem:

● Carga e Descarga de Alimentos
● Transferência de Alimentos para outras linhas produtivas
● Paletização
● Etc…

O processamento de alimentos é há muito tempo uma indústria esquiva para a tecnologia robótica. Os desafios inerentes aos produtos alimentícios impediram a adoção generalizada da tecnologia robótica. Hoje, no entanto, os avanços tecnológicos mais recentes levaram a um uso crescente da robótica no processamento de alimentos. É provável que isso cresça em um futuro próximo, à medida que os fabricantes competem para serem os mais produtivos em escala global.

wpChatIcon