Robôs industriais: o que são e como funcionam

Robôs industriais: o que são e como funcionam

set 26, 2023

A partir da Terceira Revolução Industrial, a automatização no chão de fábrica tem se desenvolvido cada dia mais, com processos e máquinas inteligentes e avançadas. O que algum dia fez parte apenas de filmes, como “Tempos Modernos”, hoje já faz parte das indústrias e os robôs industriais são peças fundamentais nesse processo.

Robôs industriais são manipuladores multiuso reprogramáveis e controlados automaticamente, programáveis em três ou mais eixos. Esta definição é dada pela Organização Internacional de Normalização (ISO). Os robôs possuem diferentes graus de liberdade que identificam sua versatilidade, sendo capazes de mover peças, dispositivos, materiais ou ferramentas, auxiliando em diversas operações da cadeia produtiva.

Os robôs industriais foram inicialmente criados para executar tarefas comuns. Hoje em dia, eles são multifuncionais. Podem ser reprogramados para exercer diversas funções nos mais diferentes segmentos da indústria. Algumas aplicações típicas dos robôs industriais são: fundição, pintura, soldagem, montagem, movimentação de cargas, inspeção de produtos, reconhecimento de imagem, e realização de teste.Podem, ainda, manipular, explorar, transportar e armazenar materiais. Isso contribui inclusive para livrar os operários de atividades não ergonômicas.

Além dos modelos multitarefa, existem também os chamados robôs colaborativos – que interagem com os trabalhadores. Esse tipo é seguro para trabalhar no chão de fábrica, sem a necessidade de isolamentos.

Há ainda outros robôs que fazem a transferência de itens ou produtos por toda a extensão das linhas de produção, atuando como verdadeiros operadores.
O investimento na tecnologia robótica é fundamental para inserir a empresa no conceito de Indústria 4.0.

Apesar de ser um número baixo comparado a outros países, ele está em constante crescimento, impactando de forma positiva na indústria nacional, que se torna mais competitiva.

Com a migração para a indústria 4.0, a ideia é que a robótica esteja cada vez mais presente na linha de montagem – e fora dela. As máquinas inteligentes (smart machines) já estão garantindo o seu espaço!

wpChatIcon