VANTAGENS DA AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL COM ROBÔS

VANTAGENS DA AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL COM ROBÔS

set 26, 2023

A automação industrial com uso da robótica está mudando a face da produção. Fabricantes em todo o mundo estão implementando alguma forma de automação para se tornarem mais eficientes, seguros e, finalmente, para aumentar as receitas. Vamos listar algumas vantagens:

Controle de qualidade

Os robôs são uma ótima solução para uma produção com maior qualidade. A qualidade gera confiança dos clientes e orgulho, sabendo que você está contribuindo com algo de valor.

Repetibilidade

Ser consistente e saber que você obterá o mesmo produto final sempre com a mesma característica são fundamental para a eficiência. Um robô é capaz de executar exatamente a mesma tarefa, exatamente da mesma maneira, repetidamente. Menos erros significa menos tempo perdido.

Redução de resíduos

A repetibilidade consistente permite que os fabricantes reduzam o desperdício geral. Menos erros não economizam apenas tempo, mas também reduzem a quantidade de material necessário para produzir o produto. Alguns exemplos: os robôs podem usar menos fio para soldar, menos quantidade de tinta e cortar mais perto da borda.

Tempos de ciclo mais rápidos

Infelizmente, os humanos têm suas limitações. Sabe-se que os robôs melhoram bastante as velocidades do ciclo de produção. Quanto mais você pode produzir, maior a demanda que pode atender e, finalmente, gerar mais dinheiro.

Segurança aprimorada no local de trabalho

Existem tantos ambientes de trabalho perigosos que podem ter efeitos colaterais permanentes no corpo humano. Separar os trabalhadores de levantar muito peso, exposição a vapores e gases, interação íntima com lasers ou lâminas, pode reduzir a possibilidade de ferimentos.

Redução dos custos de mão-de-obra

A mão-de-obra pode ser cara, especialmente quando você leva em consideração benefícios médicos, folgas remuneradas, horas extras, etc. Os robôs podem substituir certos empregos, mas isso não significa que eles irão dominar o mundo. Significa apenas que precisamos ajustar nosso foco. Entender que os robôs existem para nossa própria segurança e eficiência nos permite remover os trabalhadores de trabalhos difíceis e tediosos, para cargos mais gratificantes.

Espaço reduzido no chão

É fácil começar a espalhar pelo chão da fábrica, materiais, ferramentas e máquinas extras. Os robôs podem ajudar a reduzir a área ocupada do espaço de trabalho necessário, otimizando tudo em um espaço menor e confinado.

Integração com sistemas de negócios

A comunicação entre várias plataformas de dados está crescendo rapidamente, melhorando a eficiência. Você pode ver quando há um gargalo muito mais rápido com a tecnologia adequada instalada. Robôs e máquinas estão conversando entre si para oferecer aos líderes de negócios uma visão melhor do panorama geral, ajudando-os a tomar decisões mais inteligentes sobre como melhorar seu processo.

Todas essas vantagens ajudam as empresas a permanecerem competitivas em uma economia global. Você pode pensar que a compra de um robô está fora do seu orçamento ou campo de conhecimento. Porém, existem várias opções e suporte disponíveis para reduzir os custos iniciais e colocá-lo em operação rapidamente.

wpChatIcon