Robótica na fabricação automóveis

Robótica na fabricação automóveis

set 26, 2023

Os robôs de fabricação de automóveis oferecem às empresas automotivas algumas vantagens competitivas, como melhora na qualidade, aumento na capacidade produtiva e redução de custos. As montadoras de automóveis usam robôs na grande maioria para soldagem a ponto e pintura, mas existem muitas outras oportunidades de usar robôs em toda a cadeia de abastecimento.

Os fabricantes recorrem aos robôs por vários motivos. Na indústria automotiva, três dos maiores impulsionadores são qualidade, capacidade e segurança.

Robótica na fabricação automóveis

Os robôs das fábricas de automóveis reduzem a variabilidade entre peças. Altamente repetíveis, eles nunca se cansam ou se distraem, então cada ciclo é executado da mesma maneira. Eles também não deixam cair as peças ou as manipulam de maneira que cause danos. Isso reduz o desperdício anteriormente causado por erro humano, o que também significa menos variabilidade na montagem do carro. Equipados com sistemas de visão, os robôs automotivos podem até mesmo detectar variações nos materiais que chegam e adaptar seus caminhos programados para se adequarem. Isso, por sua vez, se traduz em maior satisfação do cliente, menos erros e menores custos de garantia.

As cadeias de suprimentos automotivas funcionam enxutas, com estoque mínimo para proteger contra atrasos na produção. Os fabricantes de peças automotivas se esforçam para obter tempos consistentes e controle de processo em cada etapa da linha de produção. Mesmo o menor problema pode parar uma linha de montagem. Os robôs não sofrem fadiga no final do turno, então os tempos de ciclo são constantes o dia todo, todos os dias, e as taxas de pico de produção são consistentes. Além do mais, a execução de robôs em intervalos e trocas de turno gera saída adicional das linhas de produção em comparação com as linhas assistidas manualmente.

Muitos empregos na fabricação de automóveis são perigosos. Às vezes, os perigos são óbvios, como ao despejar metal derretido em uma fundição. Outras vezes, são mais insidiosos, como os distúrbios musculoesqueléticos decorrentes de levantar, torcer e movimentos repetitivos. Os robôs podem prevenir esses riscos para os humanos. Na montagem de carros, os robôs evitam a exposição dos trabalhadores aos gases de soldagem e pintura, bem como ao flash de solda e ao ruído das prensas de estampar. A robótica automotiva elimina as reclamações de acidentes e lesões, removendo os trabalhadores dessas tarefas e ambientes sujos e perigosos.

As operações de montagem de automóveis e fabricantes de peças são alguns dos maiores usuários da robótica na fabricação automotiva. Os robôs são mais fáceis de programar e implantar do que nunca, mas cada projeto de integração vem com desafios únicos. É por isso que os fabricantes interessados em adotar a robótica automotiva devem trabalhar com um parceiro de integração experiente para projeto e instalação.

wpChatIcon