Robôs de Paletização trazem mais competitividade para negócios

Robôs de Paletização trazem mais competitividade para negócios

set 26, 2023

Os robôs de paletização são usados em praticamente todos os setores de mercado.
Antigamente os robôs de paletização eram muito usados em empresas de cargas pesadas e relativamente homogêneas (exemplos: sacos de cimento, de açúcar), atualmente com o avanço da tecnologia e a nova geração de robôs, pode-se paletizar automaticamente qualquer combinação de volumes dentro de um mesmo palete.

Hoje, há mais do que nunca uma procura por sistemas que ajudem a alavancar a produtividade e os robôs de paletização tem um payback muito rápido.

As vantagens do uso dos robôs de paletização dependem, na verdade, da lógica ou inteligência do sistema ao qual eles estão inseridos, uma vez que suprem a necessidade estratégica das empresas de buscar aumento de eficiência em suas operações.

As principais vantagens que se obtém ao utilizar robôs de paletização e despaletização, são:

  • Reduz o tempo de preparo dos pedidos, incluindo a possibilidade de pedidos urgentes serem preparados imediatamente;
  • Reduz o custo do transporte com a otimização da densidade dos pallets de caixas mistas;
  • Reduz o consumo de energia e custos de frete através da maximização da utilização do espaço disponível para transporte e otimização da roteirização;
  • Reduz drasticamente a necessidade de mão de obra, ao mesmo tempo que garante a acuracidade;
  • Minimiza perdas e custos associados a produtos danificados, amassados e retornados pelos clientes através do seu processamento e manuseio incorretos;
  • Atendimento das exigências de ergonomia no trabalho, uma vez que caixas pesadas serão movimentadas por robôs.

Atualmente os robôs de paletização são mais utilizados no final das linhas de produção, como forma de transformar o trabalho manual em uma atividade mecanizada. Nestas aplicações, se reduz a mão de obra na atividade relacionada à montagem de paletes e soluciona questões mais complexas para qualquer nicho de mercado que necessite preparar paletes de caixas mistas, como por exemplo, os setores de atacado e varejo e redes de supermercados.

wpChatIcon