MANUTENÇÃO PREVENTIVA EM ROBÔS INDUSTRIAIS

MANUTENÇÃO PREVENTIVA EM ROBÔS INDUSTRIAIS

set 26, 2023

Todo robô precisa de manutenção preventiva, garantindo desempenho e consistência de nível superior na linha de produção. Quando os robôs não realizam verificações regulares de manutenção preventiva, isso pode causar falhas ou mau funcionamento de peças e componentes, o que pode causar uma desaceleração ou paralisação da sua produção. Os robôs industriais que são mantidos adequadamente podem durar muitos anos, até décadas, antes de precisarem ser substituídos. Ao manter um cronograma regular de manutenção preventiva, você prolonga exponencialmente a vida útil do seu robô.

Diferentes fabricantes recomendam diferentes períodos de tempo entre a manutenção preventiva nos robôs. É importante verificar o manual do seu robô específico para ver qual é o melhor período de tempo indicado para cada atividade.

Independentemente do tempo recomendado, agendando a manutenção dessa maneira, você poderá evitar um tempo de inatividade dispendioso que não é planejado devido a problemas mecânicos e eletrônicos. Embora a manutenção planejada possa interromper a produção por um curto período, não é nada comparado ao tempo de produção que você pode perder se o robô parar de funcionar.

Se durante a atividade for identificado alguma ação adicional e o robô precisar de reparos, o técnico relata os problemas encontrados para que sejam tomadas providências e fazer os reparos necessários no conjunto robótico.

wpChatIcon