Manutenção Preventiva das Placas Robóticas

Manutenção Preventiva das Placas Robóticas

set 26, 2023

Prevenir é melhor do que remediar. Esse ditado todos conhecem.

Um dos maiores problemas que envolvem a quebra de um robô industrial é o tempo no qual este fica parado, seja pela dificuldade de identificar o motivo exato que causou a situação, seja pelo tempo necessário do processo de reparação do erro, ou seja, o tempo de reposição de peças e componentes e o tempo de execução da correção. Dessa forma, evitar esses eventuais transtornos diminuiria o tempo perdido tanto de produção quanto dos trabalhadores.

A manutenção é hoje um processo fundamental nas atividades do meio industrial, uma vez que os robôs industriais trabalham durante horas sem parar e, consequentemente, sofrem muitos desgastes e danos devido a repetição das operações. Por este motivo é muito importante que os equipamentos estejam com a manutenção preventiva em dia para evitar maiores transtornos na linha de produção.

A recorrência de falhas nos robôs, por falta de manutenção preventiva, pode vir a ocasionar a diminuição da vida útil dos mesmos, pois uma sucessão de erros pode comprometer a máquina, de modo que se torne irreversível.

Caso a manutenção preventiva não seja realizada, a chance de ocorrer um acidente de trabalho também é maior, porque o maquinário pode estar com danos e operando de forma problemática. Isso coloca a equipe em risco e traz uma série de prejuízos para a empresa. O equipamento pode estragar no meio de um momento crucial da produção, e a matéria-prima e todos os recursos investidos naquela etapa podem ser perdidos.

Com a adoção de um plano de manutenção preventiva é possível ter a garantia de que os robôs industriais estarão funcionando conforme as especificações do fabricante, garantindo a qualidade do produto final esperada pelos clientes e satisfação em relação ao investimento feito na máquina. Além disso, com essas devidas condições de bom funcionamento, haverá uma padronização na produção, diminuindo desperdícios com possíveis lotes defeituosos.

Possíveis problemas com os robôs, se tratados de forma planejada, são de fácil correção e, juntamente com uma calibração, restauram o equipamento a uma condição excelente de funcionamento, elevando sua vida útil.

wpChatIcon