Indústria brasileira ainda não ingressou na era da automatização

Indústria brasileira ainda não ingressou na era da automatização

set 25, 2023

Segundo estudos, Brasil está entre os países com menor automação em suas linhas de produções.

Otimizar processos e reduzir custos é o motivo principal que leva as indústrias brasileiras a investirem em tecnologias digitais. É bom, já que isso costuma levar a um aumento da produtividade – que vem a ser um dos maiores gaps das nossas companhias.Mas o que vem sendo feito ainda está muito longe do ideal, a maior parte dos esforços feitos pela indústria no Brasil está na fase dos processos industriais. Enquanto isso, países como Alemanha e Estados Unidos já estão há algum tempo apostando na inovação para tornar as suas operações mais flexíveis, entender melhor os seus consumidores e criar interações inteligentes entre usuários e máquinas.

O uso de tecnologias digitais na indústria brasileira é pouco difundido e como resultado há queda constante da competitividade da indústria brasileira, o investimento em inovação e na incorporação da digitalização se torna cada vez mais essencial.

O caminho é avançar rumo a uma nova lógica de produção, que prevê a integração digital das diferentes etapas da cadeia de valor dos produtos industriais, desde o desenvolvimento até o uso, e que envolve a criação de novos modelos de negócio, produtos e serviços a eles atrelados é possível ter uma linha de produção mais flexível e eficiente e fazer produtos diferentes.

wpChatIcon