Como escolher um robô industrial

Como escolher um robô industrial

set 26, 2023

Em 1961, o primeiro robô industrial foi instalado em uma montadora de automóveis em Nova Jersey, nos EUA. Ele erguia peças aquecidas de metal e as empilhava.

Desde então, houve uma crescente adoção dessa tecnologia que surpreende pela precisão, velocidade e robustez.

Em constante evolução, hoje há uma variedade enorme de robôs industriais aptos a auxiliar o trabalho nas fábricas.

Para escolher os robôs industriais ideais, é preciso saber quais serão as suas aplicações. Geralmente, os equipamentos eleitos para manufatura estão entre os tipos citados acima.

Eles serão definidos de acordo com a função que irão realizar e quais suas vantagens para a empresa.
Também é preciso considerar o número de eixos, a sua velocidade, o alcance e a capacidade de carga, de maneira que atenda às demandas de cada negócio.

Um dos benefícios principais de um robô é a sua capacidade de executar funções repetitivas sem erros, podendo atuar em ambientes considerados perigosos. Sendo assim, além de aumentar a produtividade, ele também eleva a segurança do trabalho.

Sem dúvida, uma de suas maiores vantagens é a flexibilidade em comparação com outras máquinas, resultando também em maior retorno financeiro.
Além disso, as condições de trabalho são otimizadas, com as tarefas mais monótonas e complexas sendo destinadas aos robôs, aumentando a confiabilidade e competitividade da empresa.

Os robôs industriais são elementos importantes para elevar a precisão e a qualidade em muitos segmentos industriais.

wpChatIcon