A robótica na fabricação de produtos farmacêuticos

A robótica na fabricação de produtos farmacêuticos

set 26, 2023

Os robôs estão se mostrando vantajosos no enchimento, inspeção, embalagem, laboratórios e fabricação de medicamentos personalizados.

Um aumento no uso de robôs é visto na distribuição, classificação, montagem de kits e manutenção de máquinas leves, bem como em aplicações mais tradicionais associadas a embalagens. As vantagens da robótica são bastante simples: maior velocidade e precisão, maior flexibilidade e confiabilidade do que a automação pesada, e estão se tornando cada vez mais acessíveis.

Um sistema robótico é um tipo de automação que possui vários eixos de movimento e pode ser programado para executar uma função. Os tipos de robô incluem braço articulado, cartesiano (ou seja, pórtico), paralelo (ou seja, delta) e braço do robô de montagem de conformidade seletiva (SCARA). Os aplicativos comuns incluem operações de “selecionar e posicionar” que costumam usar robôs SCARA. Há também um uso novo e crescente de robôs do tipo delta para coleta e embalagem em alta velocidade.

A automação, na inspeção e embalagens automatizadas, está se tornando uma parte cada vez mais importante da fabricação de produtos farmacêuticos. Os muitos benefícios da automação incluem eficiência, resguardando trabalhadores de ambientes perigosos ou tarefas repetitivas, reduzindo a sobrecarga de treinamento, eliminando erros humanos, aumentando a repetibilidade e reprodutibilidade e em salas limpas, removendo o potencial de contaminação humana.

A tecnologia robótica é usada para aplicações de enchimento de frascos em aplicações de velocidade mais lenta. Montagem automatizada de seringas, inspeção e preparação para embalagem é uma aplicação ideal para robótica. A principal vantagem em ambientes estéreis é a redução do risco devido à contaminação ambiental e contaminação gerada pela intervenção humana durante a transferência de componentes. Além disso,a inspeção automática, como parte de um sistema robótico, tem a vantagem de permitir a inspeção de 100% das peças. A tecnologia de detecção de visão pode ser usada em embalagens farmacêuticas para verificar os números de serialização para conformidade com os regulamentos de rastreamento. Destreza e precisão robótica combinadas com tecnologia óptica atual e futura e software de serialização é a tecnologia ideal para uma solução automatizada.

Um avanço nos sensores de visão é a imagem em cores, que, por exemplo, permite aos sistemas distinguir entre tampas de garrafas de cores diferentes. Os sensores de visão também levaram a avanços no design de ferramentas de fim de braço que melhoram a capacidade dos robôs de identificar e posicionar objetos com precisão.

A automação também é ideal para processos de sala limpa, como enchimento asséptico, porque elimina o risco de contaminação humana. Os robôs projetados para uso em salas limpas devem minimizar a geração de partículas para manter as classificações de salas limpas, normalmente ISO Classe 5 ou 6. A facilidade de limpeza, incluindo a minimização de fendas e garantindo que o robô seja resistente a agentes de limpeza e esterilização, também é um requisito. A segurança do operador deve ser garantida protegendo ou contendo o robô. Outro requisito é controlar a velocidade do movimento do robô para minimizar o impacto no fluxo de ar e geração de partículas e, em menor medida, gerenciar a geração de calor e seu impacto no sistema de aquecimento, ventilação e ar condicionado da sala limpa.

A robótica já percorreu um longo caminho no laboratório farmacêutico, onde, difere das aplicações industriais porque, embora as tarefas sejam repetitivas, elas não são tão consistentes e podem mudar dependendo do experimento.

Nos laboratórios, robôs são usados, por exemplo, para transportar placas de microtitulação entre instrumentos. Embora os instrumentos possam ser carregados manualmente, um robô ligado a um sistema de software de programação elimina o erro humano, mantém a qualidade do experimento e permite que os cientistas se concentrem no conteúdo do experimento.

No laboratório e na fábrica, os robôs são cada vez mais usados ​​para melhorar a qualidade e a eficiência.

wpChatIcon