Robô colaborativo, a interação homem-máquina

Robô colaborativo, a interação homem-máquina

set 25, 2023

Robô Colaborativo a Nova Ordem

O robô industrial está cada vez mais presente em processos dos mais variados ramos e vem auxiliando o homem em processos fundamentais para o desenvolvimento da sociedade moderna.

Por muitos anos o robô foi encarado como uma máquina eficiente, robusta, porém perigosa e trouxe para as estatísticas um elevado número de acidentes de trabalho que envolviam colisões diretas devido a falha na segurança. O robô então passava a ser cercado por barreiras e grades com sensores de monitoramento para isolar o contato de homem-máquina.

Hoje em dia a preocupação com a segurança e o pensamento que a interação entre homem-máquina seja muito mais produtiva, os fabricantes vêm desenvolvendo novas tecnologias que tornem o robô sensitivo e inteligente, os chamados robôs colaborativos ou “corobots” em inglês, cuja finalidade é o trabalho em cooperação com o homem.

Os robôs colaborativos seguem a nova tendência mundial de inovações e asseguram que colisões e esmagamentos sejam evitados, com o uso de diversos sensores de torque e posição monitorados por softwares avançados. Um exemplo é o LBR IIWA da KUKA lançado oficialmente no Brasil em 2015, que permite esta interação.

Outros fabricantes entraram nesta corrida em busca da inovação e também trouxeram novidades como o YUMI da ABB e CR-35iA da FANUC.

Abaixo colocamos um vídeo de lançamento que demonstra o funcionamento deste fantástico robô!

wpChatIcon